Aviso: Estaremos em recesso de 16 de dezembro à 5 de janeiro. Feliz Natal e Boas Festas!

Digitalização de Acervo

A coleção completa

Já é comum que as publicações científicas tenham seus artigos indexados em bases nacionais e internacionais elevando sua divulgação e alcance. Entretanto, muitas das publicações nacionais possuem apenas uma pequena parte de seu conteúdo indexado dessa forma, deixando grande parte da sua história não acessível ao público.

A Editora Cubo oferece às publicações científicas a possibilidade de possuir seus acervos completos a partir do primeiro volume, de forma digital e, mais importante, pesquisável através de buscas por título, autores, resumo etc. Isto é possível devido a tecnologia de escaneamento rápido e de qualidade, aliada ao reconhecimento ótico de caracteres (OCR). Tecnologias que a Editora Cubo utiliza para criar os arquivos PDF de cada artigo escaneado e criar uma base de dados para uso com nossas ferramentas de busca em cd-rom ou na internet.

Veja um exemplo, clique no link abaixo de um arquivo PDF da Revista de Odontologia da UNESP que teve seu acervo digitalizado. Link PDF digitalizado

Reconhecimento de caracteres (OCR)

Após o escaneamento de todo o conteúdo fornecido as imagens são processadas por um software profissional de reconhecimento ótico de caracteres (OCR).

Formato PDF (Portable Document Format)

O formato PDF desde o seu surgimento se tornou unanimidade entre o meio técnico-científico para divulgação e troca de informações. Utilizamos, para uma maior compatibilidade, a versão 1.4 (compatível com o Acrobat 5.0) e com otimização para visualização pela internet, que permite o arquivo ser visualizado mesmo antes de seu download completo.

Depósito DOI

Após a digitalização e geração dos arquivos PDF do acervo a editora cubo, como um publisher habilitado pela CrossRef, pode realizar o depósito de DOIs para todos os números e artigos ampliando o alcance e garantia de disponibilidade e acesso.

Indexação em base de dados

Com os arquivos escaneados e convertidos para o formato PDF é gerada uma base de dados com todos os trabalhos. Nesta base são inseridas informações pertinentes a cada tipo de trabalho como: título, autores, palavras-chaves, ano da publicação e outras dependendo da necessidade do cliente. Esta base pode vir a compor um cd-rom ou uma página da internet.

“[…] sempre preparados para solucionar os problemas e oferecer o que tem de melhor no mercado editorial.”

Rosemary A. Chierici Marcantonio
Editora-chefe, Revista de Odontologia da UNESP

“A qualidade e presteza dos serviços executados são de excelência […] sempre esteve à frente na proposição de soluções que foram fundamentais para que a revista jamais atrasasse ou falhasse com a sua publicação, além de auxiliar no processo de indexação.”

Fernando Campos
Editor Científico, Autopsy & Case Report

“Estamos trabalhando há 11 anos com a Editora Cubo, desde a implantação do sistema Submit, também com trabalhos de diagramação, revisões, impressão, dentre outros. De forma geral, temos uma parceria de sucesso, pois conseguimos passar por altos e baixos, resistindo a todas as mudanças que se tornaram necessárias ao longo dos anos […]”

Suzana Caetano da Silva Lannes
Editora-chefe, Food Science and Technology

Ver todos os depoimentos

© Editora Cubo

Rua Marechal Deodoro 2709, Centro
CEP 13560-201 São Carlos – SP
(16) 3307-2068 | info@editoracubo.com.br