Consultoria Editorial

Projeto de indexação, adoção de boas práticas ou outros projetos?

A Editora Cubo tem a melhor opção para otimizar o seu tempo, tomando decisões estratégicas bem informadas, enquanto você obtém o melhor retorno sobre o investimento para seu periódico!

Você precisa lançar ou atualizar um periódico científico, visando melhorar seus processos, para tentar uma indexação ou adotar as tais boas práticas de publicação que de que sempre se fala nos congressos da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos. Você sabe que são abundantes os recursos online, disponibilizados pela própria ABEC, outras entidades especializadas e os próprios indexadores, possuem orientações e até processos bem documentados com critérios, requisitos técnicos etc. Mas, acompanhar a evolução das recomendações e o rigor dos critérios de indexação, que aumentam a cada ano, pode ser algo desafiador para se desenvolver sozinho.

Contratar alguém está fora de questão, a ideia de delegar para um colega ou aluno não lhe dá muita motivação, e contratar uma consultoria aberta e sem escopo definido causa insegurança e receio de que se torne um projeto demorado de alto custo.

Pensando nisso, e entendendo a sua situação, a Editora Cubo desenvolveu módulos de escopo bem definidos, para auxiliar os periódicos científicos de forma assertiva nas diferentes etapas das suas jornadas em busca das almejadas indexações, ou em outros processos específicos.

Cada módulo é personalizado para o seu periódico e entregue por meio uma ou mais videoconferências de 2 horas, entre o consultor e a equipe da revista. Neste modelo o consultor prepara um documento de trabalho e, durante a reunião, compartilha o documento e a sua tela, apresenta suas observações e responde às perguntas da equipe da revista.

Como resultado, as horas da consultoria são melhor utilizadas, pois você mantém o controle podendo focar em absorver o conteúdo ou direcionar o andamento para aspectos específicos, maximizando o retorno sobre seu investimento em um processo que, simultaneamente, otimiza tempo e transfere know-how acumulado da bagagem intelectual da Editora Cubo para a equipe do periódico.

Módulos disponíveis

Não encontrou o que procurava? Escreva para consultoria @ editoracubo.com.br.

Projetos especiais

Nossa recomendação é para que você leia os folhetos acima e contrate os módulos avulsos. Mas se você quiser, os módulos podem ser organizados em projetos com metas e objetivos específicos, como por exemplo:

  • Projeto de Indexação para Web of Science (ISI), Scopus, PMC,  SciELO etc. Folheto (PDF)
  • Criação ou relançamento de periódicos científicos.
  • Redesign de projeto gráfico para modernização ou internacionalização.
  • Revisão e elaboração de instruções aos autores.

Investimento

Os valores dependem dos módulos selecionados, que são oferecidos de forma avulsa ou podem ser organizados em projetos com metas e objetivos específicos. Mas, se você quiser algo de escopo aberto, pode contratar um pacote de horas. De qualquer modo, contratar serviços de consultoria editorial da Editora Cubo irá sempre facilitar seu dia a dia, reduzir custos internos e aumentar sua eficiência editorial, colocando seu periódico mais próximo dos seus objetivos!

Certifique-se de ler os resumos e detalhes dos módulos disponíveis e peça já seu orçamento.

Perguntas Frequentes (FAQs)

Depois da submissão o indexador pode demorar para responder. Vocês acompanham para receber as mensagens?

A nossa recomendação é sempre para que a submissão seja realizada utilizando um endereço de email do periódico, de modo que o controle nunca seja perdido por mudanças de editores ou prestadores de serviço. Portanto não, mas embora as respostas dos indexadores não cheguem diretamente para nós, o nosso consultor sempre irá responder e orientar vocês acerca das devolutivas dos indexadores até que o processo tenha uma devolutiva final de aceite ou recusa.

O que acontece em caso de recusa ou solicitação de ajustes pelos indexadores?

Para os casos em que você tenha contratado um projeto especial para indexação e tenha seguindo as nossas recomendações, para os indexadores alvo da consultoria, o consultor irá solicitar que você encaminhe a carta ou email de recusa e agendará um horário para realizar o módulo “Revisar cartas de recusa de indexadores” sem custo adicional.

Os ajustes necessários para indexar ou solicitados pelos indexadores fazem parte do serviço?

De modo geral, embora o consultor possa, eventualmente, sugerir algum texto ou fornecer modelos, ele não irá gerar conteúdos para o seu periódico.

Vocês fazem todo o processo da submissão?

Por padrão, uma versão offline do formulário será preenchida por você sob orientação e com revisão do nosso consultor. O mesmo se aplica para quaisquer documentos ou planilhas adicionais que precisam ser enviados para alguns indexadores. No dia da submissão, você já estará seguro para realizar o processo sozinho, mas se quiser poderá conversar com o consultor para que ele o assista durante a reunião de trabalho.

Resumos e detalhes dos módulos

[voltar]

Revisão básica de site e PDFs [voltar]

Você pretende submeter seu periódico a um determinado indexador ou apenas quer saber se o conteúdo e estrutura do site e PDFs atendem padrões mínimos de qualidade, estrutura e boas práticas. Este módulo vai fornecer uma perspectiva crítico construtiva sobre os elementos e conteúdos do site e PDFs publicados pela sua revista, para que você tenha uma percepção da quantidade de trabalho que seria necessário para realizar melhorias e sobre aspectos que devem ser estudados pelo corpo editorial e staff da revista antes de realizar a submissão. Folheto completo (PDF)

Revisar cartas de recusa de indexadores [voltar]

Sua revista tentou se indexar em um ou mais indexadores, recebeu cartas de recusa, ou perdeu a indexação e você quer ajuda para interpretar os motivos ou apontamentos, e encontrar qual caminho seguir. Folheto completo (PDF)

Critérios e processo de avaliação para entrar no indexador X [voltar]

Você pretende indexar seu periódico científico em um determinado indexador mas não sabe onde encontrar ou não entende bem os critérios e etapas do processo de avaliação? Onde está a descrição do processo? Quais são as etapas e detalhes? Quais as implicações e requisitos atrelados aos critérios? Este módulo vai responder essas perguntas e fornecer subsídios básicos para que a equipe da revista comece a descobrir quais ajustes precisa realizar antes da submissão e onde encontrar respostas para novas perguntas que irão surgir. Folheto completo (PDF)

Boas práticas: implicações e requisitos em adotá-las [voltar]

Você quer ou precisa implementar melhorias na sua revista para que ela esteja de acordo com as boas práticas editoriais em publicação. O problema é que essas boas práticas, atualmente contemplam um grande número de itens, incluindo, mas não se limitando a DOI, ORCID, ética na publicação, políticas editoriais vs. normas de submissão, critérios de autoria, declarações de autoria, contribuições, financiamento, conflito de interesse, copyright e licença, internacionalização, ciência aberta, preprints, TOP guidelines etc. O que representam? Como se relacionam ou quais as implicações e requisitos atrelados? Se eu implementar alguma dessas boas práticas, o que muda no meu processo de avaliação, produção ou custos? Este módulo irá oferecer respostas para as questões relacionadas que o cliente tenha interesse, de modo que sua equipe possa ganhar mais confiança ao decidir por quais melhorias deve realizar em sua revista, sem que estas se transformem em surpresas desagradáveis no futuro. Folheto completo (PDF)

Suspeita de má conduta,  plágio ou publicação duplicada [voltar]

Você é editor de uma revista científica e chega ao seu conhecimento uma suspeita de má conduta. Pode se tratar de um artigo publicado em sua revista que já foi publicado antes, em uma versão muito semelhante, na sua ou em outra revista; pode ser um artigo publicado em sua revista que possui muitos trechos não citados de outros artigos etc. Folheto completo (PDF)

Como submeter ao indexador X? [voltar]

Você já realizou ajustes para adequar o site, PDFs, políticas editoriais e instruções aos autores da sua revista e está pronto para submeter ao indexador. Agora só precisa realizar a submissão mas não sabe ou está com dúvidas sobre como fazer. A submissão deve ser realizada por email ou formulário próprio? Precisa preparar arquivos e documentos para enviar juntamente com a submissão ou enviar algo por correio etc.? Este módulo vai responder essas perguntas e apresentar o caminho passo a passo para que você ou sua equipe possa realizar a submissão com confiança. Folheto completo (PDF)

Consultoria inicial para criação de revista científica [voltar]

Você deseja lançar um periódico científico e precisa de auxílio para trilhar todo o processo desde o início. Este módulo visa apresentar um panorama geral das grandes etapas envolvidas na criação e manutenção de uma publicação científica. Incluindo temas como criação de estrutura administrativa e acadêmica, registro de ISSN, periodicidade e modelo de publicação, indexadores, obtenção de financiamento, aderência a boas práticas recomendadas, dimensionamento de serviços para contratação ou execução pela equipe, criação de documentos institucionais como comissões, conselhos, normas e políticas editoriais. O objetivo é capacitá-lo a entender e mensurar os investimentos necessários de tempo, recursos humanos e financeiros, para estruturar e lançar o seu periódico. Folheto completo (PDF)

5 horas de consultoria editorial [voltar]

Disponível para contratação  apenas em conjunto ou 2 ou mais módulos avulsos. Este pacote disponibiliza horas que podem ser utilizadas entre um módulo e outro, ou após a conclusão dos trabalhos. Você pode utilizar essas horas para solicitar ajuda do nosso consultor com demandas adicionais que sejam relacionadas aos módulos contratados. Alguns exemplos de uso são a leitura crítica de textos, site e cartas, a elaboração de pequenos textos, o preenchimento de planilhas ou a troca de mensagens, telefonemas ou reuniões para sanar dúvidas.

Resumos e detalhes dos projetos

[voltar]

Projeto de indexação [voltar]

Folheto completo (PDF)

Se o seu objetivo é indexar a revista em um ou mais indexadores, iremos personalizar a nossa consultoria, para incluir os seguintes módulos, em sequência:

  • Módulo “Revisar cartas de recusa de indexadores”¹: irá proporcionar informações valiosas para ampliar o entendimento e relacionar os motivos da recusa com os critérios do indexador e as práticas adotadas pela revista.
  • Módulo “Critérios e processo de avaliação para entrar no indexador X”²: permitirá que a revista comece a descobrir quais ajustes precisa realizar e onde encontrar respostas para novas perguntas que irão surgir.
  • Módulo “Boas práticas: implicações e requisitos em adotá-las”: oferecerá um entendimento mais aprofundado sobre as implicações e requisitos atrelados às melhorias que a revista decidir realizar, para que estas não se transformem em surpresas desagradáveis no futuro e permitam um avanço sustentável.
  • Módulo “Revisão de site e PDFs”: proporcionará um alinhamento entre os critérios do indexador e as práticas adotadas pela revista, oferecendo uma percepção sobre quais aspectos devem ser estudados e aprimorados.
  • Módulo “Como submeter ao indexador X?”²: mostrará quais são as etapas da submissão escolhida, para que você ou sua equipe possam realizá-la com confiança.
  • 10 horas de consultoria editorial: Serviço de consultoria especial para projeto de indexação. Estas horas podem ser utilizadas após a submissão ou entre um módulo e outro, para cobrir demandas básicas como leitura crítica de textos, site e cartas, elaboração de pequenos textos, preenchimento de planilhas básicas e troca de mensagens e telefonemas para sanar dúvidas.

¹ Se a revista não possuir, iremos usar exemplos de cartas do nosso banco de dados.

² Dependendo dos indexadores almejados a proposta poderá incluir mais de uma ocorrência destes módulos.

“O atendimento é muito bom, rápido e de excelente nível técnico.”

Marisa Lopes
Editora-chefe, Em curso

“[…] sempre preparados para solucionar os problemas e oferecer o que tem de melhor no mercado editorial.”

Rosemary A. Chierici Marcantonio
Editora-chefe, Revista de Odontologia da UNESP

“As pessoas com quem tratei sobre a editoração, diagramação, correção, e outras dúvidas surgidas ao longo do processo de publicação foram muito profissionais, pontuais e atenciosas […]”

Matheus Nicolino Peixoto Henares
Editor-chefe, Revista Ciência e Cultura

Ver todos os depoimentos

© Editora Cubo – Cubo Multimidia LTDA

Rua Conde do Pinhal 1762, centro
CEP 13560-648 São Carlos – SP
(16) 3307 2068, ramais
info@editoracubo.com.br