Consultoria Editorial

Projeto de indexação, adoção de boas práticas ou outros projetos?

A melhor opção para otimizar o seu tempo, tomando decisões estratégicas bem informadas, enquanto obtém o melhor retorno sobre seu investimento!

Lançar ou atualizar um periódico científico, visando melhorar seus processos, tentar uma indexação ou adotar boas práticas de publicação tem te tornado cada vez mais difícil. Embora sejam abundantes os recursos online de entidades especializadas com orientações e recomendações, e os indexadores mais importantes tenham processos bem documentados com a lista de critérios, requisitos técnicos etc., não é trivial acompanhar a sua evolução, e o rigor nas avaliações aumenta a cada ano. Além disso, a falta de tempo do Editor e equipe, somadas às suas atividades acadêmicas de rotina, dificultam que a revista consiga avaliar todas as implicações e pré-requisitos envolvidos na adoção de boas práticas, muitas vezes impede que esse trabalho seja concluído. Por outro lado, contratar consultorias abertas visando indexação ou outros objetivos pode se tornar em um projeto demorado e representar um alto custo. Pensando nisso, a Editora Cubo desenvolveu alguns módulos que podem auxiliar as revistas em etapas específicas das suas jornadas em busca das almejadas indexações, ou em outros processos específicos. Cada módulo tem um escopo bem definido é desenvolvido por meio uma ou mais videoconferências entre o consultor e a equipe da revista. Neste modelo o consultor se prepara antecipadamente e durante a reunião apresenta suas observações e responde na hora às perguntas da equipe da revista. Como resultado, as horas da consultoria são melhor utilizadas e o cliente pode focar a atenção em aspectos específicos, tomando nota apenas daquilo que realmente lhe interessa, e da maneira que é melhor para sua equipe. Assim, ao invés de receber um relatório denso e geral, o cliente recebe o máximo retorno sobre seu investimento, em um processo que, simultaneamente, otimiza o tempo e transfere know-how acumulado da bagagem intelectual da Editora Cubo para a equipe da revista.

No momento, a Editora Cubo oferece os seguintes módulos:

  • Revisar cartas de recusa de indexadores
  • Suspeita de plágio, má conduta ou publicação duplicada
  • Consultoria inicial para criação de revista científica
  • Critérios e processo de avaliação para entrar no indexador X
  • Revisão básica de site e PDFs
  • Boas práticas: implicações e requisitos em adotá-las
  • Como submeter ao indexador X?
  • Outros módulos estão em desenvolvimento! Se tiver algum interesse específico entre em contato.

Quais as aplicações da Consultoria Editorial da Editora Cubo?

Os módulos podem ser utilizados de forma avulsa, ou combinados para realização em sequência, com objetivo de fornecer informações e subsídios para que a revista avance em projetos específicos. A seguir apresentamos algumas possibilidades de projetos de consultoria que são frequentemente utilizados em conjunto.

  • Projeto de Indexação para DOAJ, SciELO, PMC, Web of Science (ISI), Scopus ou outros (sob consulta). Veja mais detalhes no nosso Folheto (PDF)
  • Criação ou relançamento de periódicos científicos.
  • Redesign de projeto gráfico para modernização ou internacionalização.
  • Revisão e elaboração de instruções aos autores.

Investimento

Os valores podem ser fechados por projeto ou abertos com valor por hora. De qualquer modo, contratar serviços de consultoria editorial da Editora Cubo sempre irá facilitar seu dia a dia, reduzir custos internos e aumentar sua eficiência editorial.

Peça já seu orçamento.

“Nesses 16 anos ela tem sido a parceira de todas as horas tornando a editoração de uma revista como a nossa em uma tarefa quase simples.”

Anselmo Ortega Boschi
Editor-chefe, Revista Cerâmica Industrial

“A qualidade e presteza dos serviços executados são de excelência […] sempre esteve à frente na proposição de soluções que foram fundamentais para que a revista jamais atrasasse ou falhasse com a sua publicação, além de auxiliar no processo de indexação.”

Fernando Campos
Editor Científico, Autopsy & Case Report

“[…] SciELO e Editora Cubo são o único suporte para nossa equipe tão enxuta, com recursos super escassos, mas essa parceria, que vai além de prestação de serviço, possibilitou uma evolução contínua […]”

Claire I. G. L. Sarantópoulos
Editora-chefe, Brazilian Journal of Food Technology

Ver todos os depoimentos

© Editora Cubo

Rua Marechal Deodoro 2709, Centro
CEP 13560-201 São Carlos – SP
(16) 3307-2068 | info@editoracubo.com.br