(Leitura: aproximadamente 11 minutos)

Em 2021, a Web of Science (WoS) trouxe novidades para editores e publicadores de periódicos científicos, e também cientistas que desenvolvem pesquisas nas áreas de cientometria, bibliometria e áreas afins. 

Editoras e periódicos que queriam se submeter para entrar na WoS, devem solicitar acesso ao Portal do Publisher, a partir do qual poderão efetuar o preenchimento do formulário online de submissão. A vantagem é que agora ficará fácil e transparente para acompanhar o andamento do processo, e editoras que submetem múltiplos periódicos podem acompanhar todos em um único local. 

Importante: Se o seu periódico já está na Emerging Sources Citation Index (ESCI) não é necessário pedir acesso ao portal nem realizar nova submissão. 

Caso seu periódico tenha sido submetido pelo formulário público antigo e você ainda não recebeu resposta, você deve solicitar acesso ao portal e realizar a submissão novamente. É triste, mas pense pelo lado positivo: agora você poderá acompanhar o processo de forma transparente. 

Continuando com as novidades, à partir de agora, todas as revistas das coleções Emerging Sources Citation Index (ESCI) e Arts & Humanities Citation Index (AHCI) passam a fazer parte integrante da chamada Core Collection na coleção que compõe o Journal Citation Reports (JCR), efetivamente aumentando a quantidade de publicações no JCR em mais de 70%! 

Pergunta óbvia: “Então, se a minha está na ESCI ela vai ter Fator de Impacto (FI)?” Infelizmente não, mas essas revistas terão outros benefícios, incluindo um novo indicador (!), que vão tornar mais fácil para que seus editores acompanhem sua evolução e tomem ações no sentido de melhorar suas publicações ainda mais! A entrada desses periódicos no JCR foi feita para que eles tenham uma página de perfil no JCR, podendo assim ter dados computados para calcular o novo indicador: Journal Citation Indicator (JCI). 

O Fator de Impacto continua a ser calculado apenas para os periódicos das bases Science Citation Index Expanded (SCIE) e Social Sciences Citation Index (SSCI). Mas não se desespere, ter a página de perfil do seu periódico no JCR já é algo extremamente útil, pois facilita a obtenção de muitas informações diretas sobre o conteúdo que você publica, incluindo o novo índice JCI, além de permitir comparações entre outros periódicos e áreas do conhecimento com o uso de filtros avançados. 

Mas o que é o JCI? O JCI é uma métrica normalizada pelas áreas de conhecimento nas quais o conteúdo do seu periódico  está classificado, algo semelhante ao SNIP da Elsevier/Scopus. 

Ele é calculado obtendo a média de outra métrica disponível na WoS (InCites), o CNCI – Category Normalized Citation Impact, dos artigos e revisões publicados nos últimos 3 anos pelo periódico. Outra novidade é a mudança das regras de cálculo do FI para os periódicos que publicam artigos em Early Access (ahead-of-print, online-first etc.). 

Então, é importante ressaltar que essa mudança não influencia o FI dos periódicos que já adotam o modelo de publicação em fluxo contínuo, pois já publicam seus artigos em sua forma final. 

Outra novidade foi que a interface do JCR agora está muito mais intuitiva e possui mais facilidades e ferramentas de filtros e download de dados. Por fim, não menos importante, mas de interesse aos mais inclinados à tecnologia, incluindo os pesquisadores de cientometria e bibliometria mencionados no início, é que a WoS irá disponibilizar uma API (Application Programming Interface) que permitirá a coleta e download de informações de forma programática extrapolando os limites impostos pela interface do usuário! 

[1] Journal Impact Factor – Journal Citation Reports – Web of Science Group

[2] The Clarivate Analytics Impact Factor – Web of Science Group

[3] Category Normalized Citation Impact