Consciente da gravidade e crescente evolução do COVID-19, o Programa SciELO iniciou a operação do servidor SciELO Preprints com o intuito de acelerar a disponibilização de artigos de pesquisas e outras comunicações científicas, priorizando àquelas relacionadas ao COVID-19.

O SciELO Preprints é um servidor de preprints em acesso aberto operado pelo Programa SciELO. Por sua vez, o preprint é um manuscrito relacionado à pesquisa pronto para ser submetido a um periódico, mas que não foi revisado por pares.

Para agilizar a divulgação das pesquisas relacionadas ao COVID-19, os autores podem submeter seus manuscritos no SciELO Preprints antes ou em paralelo à submissão a um periódico. Os periódicos da coleção SciELO também podem submeter manuscritos já aprovados que estão em processo final de avaliação, edição e publicação.

Além de priorizar a publicação de manuscritos sobre o tema no SciELO Preprints, a SciELO também está divulgando chamadas para esses manuscritos na seção COVID-19 do Blog SciELO em Perspectiva.

Para saber como submeter um artigo diretamente no SciELO Preprints, consulte a política editorial do servidor e o FAQ nos links abaixo:

https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/about

https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/faq

Na Editora Cubo priorizamos a produção e entrega de artigos sobre o COVID-19. Mas para agilizar a divulgação dessas pesquisas, orientamos aos nossos clientes que analisem a possibilidade de submeter os artigos sobre o COVID-19 no servidor SciELO Preprint enquanto o processo de editoração dos artigos está em andamento.

Aos autores orientamos que, caso tenham um manuscrito em avaliação por um periódico, antes de submetê-lo ao SciELO Preprints, consultem as políticas editoriais do periódico ou seus editores a respeito dessa modalidade de publicação.